No mês de Junho em Porto Alegre (RS) a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES lançou a edição 2018 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento que é considerado um importante instrumento de avaliação do setor. São Gotardo está entre uma das categorias do rankink denominada como: Empenho para a universalização (Confira as informações do o estudo clicando no link) http://abes-dn.org.br/?p=18536 ).
Fazem parte do ranking 1894 municípios sendo que 88% deles são considerados de baixo e médio porte. As cidades que forneceram as informações para o cálculo dos indicadores que compõem o ranking foram classificados em quatro categorias ( rumo a universalização: Acima de 489 pontos, compromisso com a universalização: De 450 a 489 pontos, empenho para a universalização: De 200 a 449 pontos e primeiros passos para a universalização: Abaixo de 200 pontos) de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores.
São Gotardo aparece na categoria empenho para a universalização, alcançando 276,17 pontos, deixando claro que o município precisa avançar em diversos itens. Os municípios no estudo foram analisados e pontuados através dos itens: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada dos mesmos. Dessa maneira, permitem identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento.
Para entender o Ranking
O Ranking ABES da Universalização é um instrumento de avaliação do setor no Brasil que apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada. Dessa maneira, permite identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento.
Nesta edição, o ranking passa a abranger 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram ao SNIS1 – Sistema Nacional de Informações de Saneamento as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores. Com esta mudança, o ranking passa a apresentar informações de quase 2 mil municípios, o que representa 34% deles e 67% da população do país.
Os municípios que apresentaram as informações para o cálculo dos indicadores que compõem o ranking foram classificados em quatro categorias de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores:
– Rumo à universalização – acima de 489
– Compromisso com a universalização – de 450 – 489
– Empenho para a universalização – de 200 – 449 (nova categoria)
– Primeiros passos para a universalização – abaixo de 200
A outra classificação aplicada refere-se ao porte do município. A partir desta edição, o
ranking passa a apresentar os resultados em dois grandes blocos que classificam os municípios segundo o porte populacional, conforme classificação do IBGE:
– Baixo e médio portes – até 100 mil habitantes;
– Grande porte – acima de 100 mil.
Fonte e fotos: http://abes-dn.org.br/
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...